Chocolate Cake with Banana Sauce | Bolo de Chocolate com Molho de Banana

Ultimamente tenho andado muito nostálgica. Tudo faz-me lembrar a minha casa e família. Fazer bolos é apenas outra maneira de fazer-me sentir mais próxima daqueles que amo.

Lembra-me a minha mãe, e as tardes de Natal passados a fazer bolos. Lembra-me os meus sobrinhos, as tardes de babysitting, cheias de jogos, filmes da Disney e bolachas caseiras. Lembra-me do R., o meu cunhado, que faz uns deliciosos brownies. E lembra-me do pai do E., que adora sempre os meus bolos e tudo o resto, mesmo quando não está assim tão bom.

Esta receita em particular, lembra-me da minha confortável e rústica cozinha.

Ingredientes:

25 gr de chocolate aos pedaços
115 gr de margarina, a temperatura ambiente
15 ml de café instantâneo
4 Ovos, separados
225 gr de açúcar
115 gr de farinha com fermento
4 Bananas aos pedaços
45 ml de açúcar amarelo
15 ml de sumo de limão
15 ml de rum

1. Derrete-se o chocolate com a manteiga. Retira-se do lume e adiciona-se ao café.

2. Bate-se as gemas com o açúcar. Adiciona-se a mistura de chocolate e bate-se novamente a baixa velocidade, apenas para misturar.

3. Bate-se as claras em castelo.

4. Alternadamente, mistura-se a farinha e as claras ao chocolate.

5. Leva-se a meio forno, a 180ºC, durante 40 -50 minutos.

6. Faz-se a cobertura de banana. Corta-se as bananas às rodelas. Adiciona-se o açúcar e o sumo de limão. Leva-se ao forno apenas durante 8 minutos. Desfaz-se a banana e adiciona-se o rum. Corta-se o bolo às fatias e serve-se com a cobertura.

1.

Lately, I’ve been very nostalgic. Everything reminds me home and my family.

Baking is also another way to feel closer from those who I love. Baking reminds me my mother; the Christmas afternoons baking cakes. Baking reminds me my nephews, the babysitting afternoons with games, Disney movies and homemade cookies. It reminds me R., my brother-in-law, who makes delicious brownies. And it reminds me E.’s father, who always love my cakes and everything else, even when isn’t so good.

This particular recipe, remind me my cozy and rustic kitchen.

Ingredients:

25 gr  of chocolate chopped into small pieces
115 gr of sweet butter, at room temperatura
15 ml Instant coffee powder
4 Eggs, separated
225 gr of sugar
115 gr of all-purpose flour
4 Ripe bananas
45 ml of light brown sugar
15 ml of fresh lemon juice
15 ml of rum

1. Melt the chocolate with the butter. Remove from the heat, stir in the coffee and set aside.

2. Beat the egg yolks with the sugar. Add the chocolate mixture and beat on low speed util just blended.

3. Beat the egg whites.

4. Mix the flour mixture to the chocolate mixture, alternating with the whites.

5. Bake for 40-50 minutes, 180º C.

6. Make the sauce. Slice the bananas. Stir in the sugar and lemon juice. Place under the grill for 8 minutes, stirring occasionally, until caramelized. Mash the banana mixture until almost smooth. Add the rum. Slice the cake and serve with the sauce.

2.

Leave a Reply

